segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BCN – Dia de Portugal?

O dia hoje começou mal! Sai de casa para ir dar uma volta de carro, chego ao pé dele e vi que me tinham gamado o espelho retrovisor do lado direito. Certinho, desligaram ali a cablagem e arrancaram o espeloho. Devia estar a fazer falta a alguém.. Agora faz-me falta a mim! Merda para isto tudo. Fiquei logo fo****!!!
Lá fui eu dar uma volta para que o carro se mexa um bocado, chegando a casa, começo a ouvir, numa rádio qualquer catalã que estava a apanhar, um som familiar. Kiss me, oh Kiss me! Olá!! Isto é David Fonseca! Olha toma-te, Grande David a facturar em terras Catalãs, muito bem! É merecido sim senhores!
Bem, por aqui almocei e segui a dar uma volta. Parc Guell! Saiu do metro, pareceu-me ouvir português mas não liguei, mais um pouco, ouvi mesmo um “Então não vês que as pessoas estão todas a ir por ali?” XD Definitivamente, era português, era um grupo de jovens que deviam andar à procura do Parc Guell. A subir as escadas rolantes para o parque (abençoadas escadas rolantes”) passei por mais um casal amoroso, lá trocaram umas palavras entre beijos e abraços, e eu a pensar “mas queres tu ver?” Mais um casal português esta tarde…
Acabo de entrar no Parque, pela entrada sul, um homem e um rapaz também portugueses, quando chego ao miradouro (Turó de les três creus), duas senhoras e uma rapariga (bem gira por sinal) ali a tirar fotografias. As tantas começam a falar, a miúda dizia à senhora mais velha para subir para cima do mirador para tirar foto e a senhora só mandava vir, eu, tá claro, feito parvo, desato-me a rir. Ficaram a olhar para mim, de certo qeue não perceberam que o pobre rapaz com ar abandonado que estava ao seu lado não era Espanholito mas sim bem Tuga!
Falando de coisas importantes. Decididamente, Parc Guell é a obra maior do Grande Antoní Gaudi! Adoro, sou completamente fã! A estrutura de caminhos, a leitura que fez do relevo e como tirou partido dele para beneficio das acessibilidades e vistas panorâmicas, conjugadas com os elementos construídos deixam-me completamente rendido à sabedoria de um verdadeiro amante da natureza. Gaudi não era só um arquitecto, Gaudi era o Arquitecto que procurava a harmonia pela natureza, pelos elementos naturais, acreditando que procurando a utilidade e funcionalidade, tal como a natureza o faz, se chega directamente à beleza. Parece contraditório mas nenhuma planta é colorida para ser bonita senão para atrair os insectos até si, que a ajudaram a polinizar a sua semelhante.
Deixando-me de poesias, Fascina-me ainda mais o tempo de Apolo, a estrutura com colunas forrada a azulejos quebrados. Magnifico, bem como os “viaductos” ou mesmo a entrada das duas torres. Brilhante!
E pensar que o Parque Guell se trata de uma obra falhada, inicialmente pensada para uma cidade jardim de 60 parcelas. Por isso se encontra como que inacabada, apelas com as portas e e acessos. Conde Guell esperava ter como seus vizinhos a elite, de modo a que estes saíssem da cidade e edificassem a sua casa de campo de vista para esta e para o mar. O terreno era inclinado e pedregoso, não convidando a esse propósito. Ainda assim, Gaudi tratou de proceder ao projecto de edificação do mesmo, o qual contudo nunca avançou.
De resto, chegue a casa ainda não era 6.20h e já era completamente de noite. Odeio este horário de inverno, quem terá sido o génio que inventou isto! Supostamente para poupar energia. O que o povo mais faz é ficar de luz apagada de noite…
Amanha é dia de trabalho!

1 comentário:

  1. E se não mudas o carro de lugar de vez em quando qualquer dia chegas ao pé dele e está em cima de quatro tijolos. A arder não, que é para não dares pela marosca.

    ResponderEliminar

Comentas??